0

DESAFIOS

Posted by Caio Araujo. on 19:13
Decidi postar um texto de uma pessoa muito importante
Freire, meu professor de marketing
Tem sido um cara ótimo.
Alem de um professor excepcional, um ótimo amigo.
sem mais delongas apreciem a leitura...



10 dicas para enfrentar des-a-fios

Responda rápido: o que é desafio? Duvido que você saiba. Vamos lá… Tempo esgotado.!
Percebeu que quando falamos em desafio parece que alguém está nos insultando, duvidando de nossa capacidade. Na verdade é isso mesmo. O próprio dicionário (vá procurar e me dê outra definição diferente!) diz que desafio é “ato de provocar alguém para duelo; chamamento para qualquer modalidade de jogo, competição etc.; ato de incitar alguém para que faça algo, geralmente além de suas possibilidades; situação ou grande problema a ser vencido ou superado; tarefa difícil de ser executada; ato ou atitude de desrespeito e provocação”.
Ora, compreender o desafio é fácil. Difícil é vencê-lo. Será que você é capaz? Li em algum lugar e te desafio a descobrir aonde, dez dicas de como enfrentar os desafios da vida (até porque desafio lembra dez – veja o trocadilho do título), sejam eles de natureza pessoal, familiar ou profissional. Tenho cá minhas dúvidas que você consiga chegar até o fim da leitura. Até que é boa, mas está grande, principalmente por saber da sua falta de perseverança e determinação. É de propósito. Ao fim do texto, tenho uma surpresa que deveria ser lida somente depois das dez dicas. Mas você é indisciplinado, e vai querer ir direto ao fim. Calma! Em todo caso, leia aí as dicas.
1) Não negação. A pior tolice que você faz diante de um desafio é subestimar a sua existência. Reconhecer a existência do desafio bem como sua grandeza, são os primeiros passos para a superação. Lembra que às vezes dizemos – não é bem assim não (são dois nãos na mesma frase, por favor…)
2) Autoconfiança. Da mesma forma, é também tolice subestimar a si mesmo. Lembre de tudo por que você já passou na vida e superou, principalmente aqueles desafios impossíveis, confie que você também é capaz de superar este novo, lembre de se preparar.
3) Discernimento. Use a sua sabedoria e a dos outros para identificar a natureza do desafio, e suas nuances. Tentar resolver na empresa o problema que está em casa, ou vice-versa é ruim. Comece a perguntar “E SE...?”, “POR QUÊ?”, “COMO?”
4) Controle emocional. Nada de desespero, ou ansiedade, só levam à precipitação. O medo só o derrota se você quiser. Comece a pensar em coisas positivas, pense na superação do desafio para equilibrar a mente e trazê-la de volta à tranqüilidade.
5) Solução. Pare de focar nos problemas e suas possíveis conseqüências. É hora de olhar para os caminhos que levarão à superação do mesmo.
6) Preparação. Depois de achado um caminho, veja o que é realmente necessário para começar essa caminhada. Prepare-se, estude, treine, leia, converse, peça ajuda.
7) Perseverança. Muitas vezes você pensará em desistir. Se cair sete vezes, levante oito. Mas analise porque caiu.
8) Ajuste. Se os resultados não estiverem dentro do esperado, analise o quadro, veja quais os ajustes a serem feitos e quais rumos e estratégias deverão ser refeitos. Faça-os e prossiga.
9) Comemore. Quando a vitória for conquistada, comemore o feito. Celebre! Isso será fundamental para sua auto-estima, para você se nutrir das forças necessárias para o próximo desafio.
10) Próximo. “A vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito…” Fique calmo se o próximo desafio for ainda maior que os anteriores. Saiba que os desafios chegam na medida de sua capacidade (1 Co 10:13). Portanto, nada de sustos. Será assim enquanto você quiser avançar e crescer na vida.
Agora a surpresa! Sem voltar ao texto, me diga: qual foi a primeira dica? Esqueceu ou não leu o texto? Se você leu o texto apenas para vencer o meu desafio e esqueceu de aproveitar para fixar as idéias e crescer com elas, provavelmente perdeu o seu precioso tempo. Só lhe restam duas coisas: ou você vira a página e me chama de babaca, ou volta às dicas e, agora, as lê, fixando os conceitos. Desculpe-me se lhe contrariei, mas desafio é assim mesmo. É contrário às nossas vontades, mas importantes ao nosso crescimento. Outra coisa, percebeu quantos nãos foram escritos? Seja positivo sempre e em qualquer circunstância da vida, dizer não só para educar, pense nisto também.

Antonio Freire da Silva Neto é Bacharel em Marketing, especialista em Gestão Empresarial e em Educação Superior, Membro do Núcleo de Marketing da Bahia, Professor e Consultor. professorfreire2008@gmail.com

|

Copyright © 2009 . All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates